fbpx

Chuchu considerado o “novo superalimento”.

Poucos sabem mas o chuchu é um fruto pois de acordo com a definição botânica, os frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. Então, não é só o tomate que engana muita gente.

Há quem considere o chuchu um fruto sem graça, sem sabor e ele muitas vezes é até motivo de piada, mas o que poucos sabem é de sua importância nutricional. Rico em água, em potássio e em algumas vitaminas ele é versátil na cozinha, é baixo em calorias e ajuda a eliminar toxinas. É um excelente substituto da batata no preparo de sopas para dietas com restrição de carboidratos.

O chuchu (da espécie sechium edule; pertencente à família Curcubitaceae) é oriundo da América Central e tem uma grande importância, tanto culinária como comercial, em países como Brasil, Guatemala, México ou Colômbia.

Com seu sabor suave, sua versatilidade faz dele um trunfo na cozinha (também as raízes são comestíveis).

A sua capacidade diurética, ajuda a perder peso e a “eliminar toxinas”, o que faz dele um protagonista em várias dietas. É ainda uma ferramenta para prevenir anomalias metabólicas como o acne ou a hipertensão, entre outras.

Uma grande vantagem do chuchu é ser um alimento de baixa caloria e rico em água. Para você ter uma ideia, uma xícara de chuchu cozido tem apenas 38 calorias de energia, além de não conter colesterol. Ou seja, para quem quer perder peso, usar chuchu na elaboração dos pratos é uma ótima alternativa.

O chuchu contém:

* fibra dietética, que é bastante útil para controlar os níveis de açúcar no sangue e manter o coração saudável, diminuindo os níveis de colesterol ruim no sangue. Dá sensação de saciedade e ajuda no bom funcionamento do intestino.

* O fruto também tem vitaminas como as vitaminas A, C e do complexo B (folato, tiamina, riboflavina e piridoxina);

* antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres;

* é riquíssimo em minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco entre outros);

15 Benefícios para a saúde! Chuchu faz bem pra quê?

Com tantas propriedades nutritivas, o chuchu traz muitos benefícios para a sua saúde e por isso é considerado um superalimento. Confira abaixo como o chuchu pode fazer bem para você!

1. Prevenção de doenças ósseas:

Por ser rico em minerais como cálcio, magnésio e fósforo, o chuchu ajuda a manter dentes e ossos fortes e saudáveis, prevenindo diversas doenças.

2. Combate à depressão

As vitaminas do complexo B são estimulantes do metabolismo, ajudam a combater a fadiga e a depressão, e o chuchu, como vimos acima, as contêm em quantidades.

3. Evita o envelhecimento precoce

Devido a sua quantidade de antioxidantes (flavonóides, polifenólicos, luteolina e apigenina) o chuchu ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.

4. Fortalece o sistema imunológico

Chuchu contém zinco e Vitamina C que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a evitar doenças.

5. Pele e cabelos saudáveis

O chuchu contém folato fólico, vitaminas C, E e zinco, que contribuem para pele e cabelos bonitos e saudáveis. A vitamina C, por exemplo, combate os radicais livres e retarda o processo de envelhecimento da pele e cabelos, o zinco é eficaz no controle da produção da oleosidade da pele, protegendo-a contra a acne, a vitamina E nutre os cabelos e dá firmeza e elasticidade à pele.

6. Fonte de Energia

Chuchu contém manganês que converte gorduras e proteínas em energia, sendo um verdadeiro estimulante contra a fadiga.

7. Pressão Arterial

Os altos níveis de potássio do chuchu ajudam a equilibrar os efeitos do sódio no organismo, evitando a hipertensão.

8. Emagrecimento

O chuchu tem pouquíssimas calorias, não tem colesterol nem gorduras saturadas. Também é fonte de fibras dietéticas que dão a sensação de saciedade.

9. Anemia

O chuchu tem boas quantidades de ferro e de vitamina B2, cujas deficiências no corpo estão associadas a casos de anemia. Esses nutrientes estimulam a produção de células vermelhas do sangue, aumentando os níveis de hemoglobina. Já a vitamina C, o zinco e o cobre ajudam na absorção de ferro pelo organismo.

10. Diabetes

O chuchu é um alimento de baixo índice glicêmico e rico em fibras alimentares, sendo ideal para quem sofre de diabetes. Além disso, as suas fibras retardam o processo de digestão e inibem a absorção de açúcares.

11. Prevenção do Câncer

Os antioxidantes ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres às células. O câncer é um aumento descontrolado de células e alimentos ricos em antioxidantes, como o chuchu, ajudam a impedir o estresse oxidativo e a mutação celular, podendo inibir o crescimento desordenado de células e ajudar na prevenção do crescimento e ou no desenvolvimento do câncer.

12. Coração de ferro

Das fibras que controlam o açúcar e o colesterol no sangue, ao potássio que reduz a pressão arterial, o chuchu pode ser considerado um alimento aliado à saúde do coração.

13. Para o desenvolvimento do feto

Chuchu contém ácido fólico, uma vitamina importantíssima para o bom desenvolvimento fetal muitas vezes recomendado como suplemento para mulheres gestantes. Portanto, chuchu para as grávidas!

14. Diurético, bom para os rins

Chuchu contém bastante água e é considerado diurético. Previne doenças e problemas renais.

15. Intestino regular

As fibras do chuchu ajudam a ter um bom funcionamento do trânsito intestinal, sendo ótimas para pessoas que sofrem para ir ao banheiro.

São muitas as receitas que ele pode ser usado como protagonista e como substituto de outros alimentos. Use a criatividade em suas receitas, inove e tire proveito desse fruto tão importante. Além disso, o chuchu tem um custo relativamente baixo. Então vamos usar e abusar!

Escolhemos uma receita diferente para você experimentar clique no link abaixo e bom apetite!

http://academiatarget.com.br/chuchucrocante

Patricia Ribeiro

Don’t Stop Here

More To Explore

Iogurte com frutas vermelhas

Serve 8 porções Ingredientes 400g de Iogurte grego sem açúcar 8 colheres ( de sopa ) de granola 8 colheres

Smoothie proteico de Frutas Vermelhas

SMOOTHIES DE FRUTAS VEMELHAS Ingredientes: 200 ml de leite de amêndoas (Pode ser caseiro). 1 banana congelada. 1 xícara de

Benefícios das frutas vermelhas

Além de extremamente saborosas as frutas vermelhas são consideradas um alimento poderosíssimo. Elas são ricas em antocianinas – que são