E por falar em salada…
Todos sabem que saladas fazem bem a saúde pois, além de ter um teor calórico baixo, são ricas em fibras e demoram mais para serem digeridos proporcionando assim saciedade.
Mas antes de desfrutar dos benefícios de uma boa salada, será que sabemos a procedência dessas hortaliças e como higieniza-las corretamente?
Alimentos como verduras, legumes e frutas que serão ingeridos crus necessitam de lavagem e desinfecção, esses produtos podem ser veículos para a transmissão de doenças através de vírus, bactérias, fungos e parasitos quando não se usa água potável para irrigação e/ou quando o solo estiver contaminado.
Mas, como comprar a verdura?
Quando for comprar hortaliças (e isso vale para frutas e legumes) verifique se:
- Há sujidades, parasitas e larvas;
- Estão limpas e livres de terra aderente;
- Não possuem umidade externa anormal, odor e sabor estranhos;
- Estão isentas de resíduos de fertilizantes;
- Correspondem às informações do rótulo (se houver);
Prefira orgânicos, pois são livres de agrotóxicos (mas também precisam ser higienizados).
Quando chegar em casa:
- Limpe as verduras, frutas, legumes e folhagens;
- Separe todas as folhas e inspecione uma a uma, dando atenção extra na hora de esfregar as mais enrugadas, pois é lá que a sujeira se acumula. Uma escovinha, só para limpar os vegetais ajuda muito na hora de remover as sujidades;
- Depois de limpas, as folhas devem ser colocadas em imersão com Hipoclorito de Sódio (ver no rótulo o modo de usar) por 15 minutos;
- Depois enxague abundantemente com água limpa;
- E é claro, mas nunca é bom esquecer, lavar as mãos constantemente– deve-se lavar bem as mãos antes de iniciar a preparação de alimentos e após qualquer interrupção (principalmente, se for para trocar cestos de lixo ou ir ao banheiro).
Para aqueles que não tem tempo de comer em casa, exija saber como é a higienização do local aonde você come. E para os que não tem vontade nem tempo de fazer todo o processo de higienização, existem no mercado verduras que já vem higienizadas, são mais caras, mas são boas soluções para quem tem pressa.
Karol Comber
(estudante de nutrição)
Fonte: FARIAS, Melina Campagnaro em Apostila de Bases para a vigilância sanitária de alimentos
No link a seguir, você terá acesso a um texto sobre avaliação parasitológica de hortaliças servidas em restaurantes self servisse no município de JI-Paraná/RO
https://assets.itpac.br/arquivos/revista/2017-1/Artigo_9.pdf