A American Diabetes Association🇺🇸(ADA, 2016) define Diabetes Mellitus (DM) como: doença endócrina constituída por anormalidades metabólicas e bioquímicas, incluindo hiperglicemia de jejum e aumento da glicemia pós-prandial, devido a uma menor sensibilidade à insulina em seus tecidos alvos e/ou por uma privação na secreção de insulina pelas células beta pancreáticas.
O treinamento resistido, costumeiramente chamado de musculação, é uma excelente estratégia não farmacológica no tocante à prevenção e tratamento do Diabetes Mellitus tipo II.
Dentre os diversos benefícios adquiridos com a prática da musculação podemos listar alguns pontos importantes;
✓ Redução dos níveis de hemoglobina glicada;
✓ Redução da glicemia no momento pós-exercício;
✓ Melhora da sensibilidade à insulina;
✓ Aumento da migração dos transportadores de glicose para a membrana da célula muscular (GLUT-4);
✓ Aumento da captação de glicose.
Os estudos comprovam que os benefícios relacionados a musculação contribuem muito para a saúde dos portadores do Diabetes Mellitus tipo II. Portanto, aquisição de uma rotina onde envolva a atividade física, prioritariamente o treinamento resistido é fundamental para a melhora na qualidade de vida e forte aliada para a prevenção e tratamento do Diabetes Mellitus tipo II.
Como professor e personal trainer da Academia Target acredito que nosso trabalho pode contribuir de forma direta na saúde e bem estar de nossos alunos. Aqui buscamos elaborar treinos de musculação que levem em consideração os aspectos mais peculiares, a individualidade e objetivos de cada um.
Quais são seus objetivos? Aqui podemos te ajudar!
MIRE.CONFIE.CONQUISTE
Prof. Daniel Grego
CREF: 148415-G/SP
Referencias: (CANCHE; GONZALEZ, 2005; CAMBRI; SANTOS, 2006; BERNARDINI et al., 2010; GUIMARÃES; CIOLAC, 2004; CASTANEDA, 2002; CAUZA et al., 2005).