Existem algumas atitudes, que fazem com que você mantenha o contexto ideal para a manutenção da testosterona. Veja alguns deles!1. Alimente-se corretamente
Este é um ponto fundamental. A dieta é um dos elementos que mais impacta a produção de testosterona. Elevados níveis de açúcar, como já citado, reduzem consideravelmente a produção de testosterona. Como este açúcar pode ser oriundo de diferentes fontes, os carboidratos simples, devemos tomar muito cuidado na dieta.
2. Busque dormir bem
O sono é o momento onde muitos hormônios são secretados. A testosterona também apresenta um aumento nesta fase. O sono adequado, facilita todo o processo de síntese e produção deste hormônio. Em compensação, a falta de sono, acarreta em uma redução dos níveis de testosterona.
3. Seja ativo!
A testosterona baixa é, em muitos casos, oriunda de falta de atividade física. O treinamento resistido, por exemplo, estimula e melhora a qualidade da síntese proteica, que é originada pela testosterona. Neste sentido, a prática de atividades físicas melhora a qualidade da secreção e utilização deste hormônio.
4. Evite ingerir medicamentos sem a prescrição médica
Como a testosterona está diretamente ligada a toda a questão metabólica do organismo, alterações advindas de medicamentos podem causar sua redução. Por isso, sempre busque ingeri medicamentos que foram indicados por médicos apenas.
5. Álcool, tabagismo e drogas
Sim, existem vários estudos que mostram que a ingestão constante de bebidas alcoólicas, o tabagismo e o uso de drogas, não só diminuem os níveis de testosterona, como também afetam a sua produção. Alias, o uso excessivo e constante pode afetar permanentemente. Com mais um adendo! Não apenas afetam a testosterona, o maior hormônio anabólico, como também afetam o segundo maior hormônio anabólico, o GH (hormônio do crescimento).
- Fadiga extrema;
- Perda de massa muscular;
- Perda de massa óssea;
- Perda ou diminuição considerável da libido;
- Aumento das chances de quebrar algum osso;
- Depressão e isolamento;
- Infertilidade e impotência;